Eventos Notícias

Uma conquista histórica

DSCN7767
Em evento realizado na ultima quarta-feira (15) foi feita a assinatura simbólica do contrato de execução da obra de revitalização da antiga Avenida Eliseu Maciel.

Há quem acredite que a atuação dos Sindicatos deva restringir-se apenas na luta da categoria. Entretanto o papel das entidades sindicais vai muito além da luta diária pelos direitos do trabalhador, os Sindicatos também devem assumir a sua função social e buscar assegurar melhorias para a população ao seu redor. Exemplo disso é a conquista histórica que o movimento sindical ajudou a garantir através da ASUFPel. O Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas vem lutando desde 2009 pela revitalização da Avenida Eliseu Maciel, que dá acesso ao Campus Capão do Leão da UFPel e na ultima quarta-feira (15) o ultimo capítulo desta epopeia foi escrito, com a assinatura do contrato de execução da obra.

O prolongamento da Avenida Duque de Caxias, em Pelotas, e das Avenidas Três de Maio e Eliseu Maciel, em Capão do Leão compreende cerca de 7km de estrada. A partir da primeira fase do projeto de revitalização, a vvia receberá recapeamento asfáltico e instalação de sinalização. Em um segundo momento serão instalados redutores de velocidade, iluminação e recuos para ônibus. O salto de qualidade da Avenida Eliseu Maciel (agora trecho da BR 392) está intimamente vinculado a luta do movimento sindical e só foi possível graças a atuação incansável de companheiros como o Tonilar Afonso (Laco), da ASUFPel, e Mauro Nolasco, do SINPAF. A atuação de representações da Embrapa e dos municípios de Pelotas e Capão do Leão também deve ser saudada.

DSCN7764
O Presidente do SMCL, Marcão,participou da cerimonia de assinatura do contrato.

Apesar de não estar na linha de frente desta luta, o SMCL foi convidado para a cerimônia e se fz presente na figura do Presidente da entidade, Marcão. Na oportunidade o Presidente parabenizou os companheiros da luta sindical que possibilitaram esta conquista e disse sentir-se contemplado com a obra, que não só irá beneficiar a comunidade da região e os funcionários da Embrapa e da UFPel, como também os colegas municipários que trabalham na Escola Municipal Margarida Gastal. A partir da obra, as professoras e funcionários da Escola terão mais segurança para chegar ao local de trabalho e retornar às suas casas sem por em risco a sua vida e o seu veículo.

Deixe uma resposta