Eventos Notícias

SMCL sedia conferências da juventude

O Conselho Municipal da Juventude (Comjuv) de Capão do Leão, juntamente com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Secretaria de Educação, organizou a 1ª Conferência Municipal de Juventude e 1ª Conferência Regional de Juventude – Zona Sul. Os eventos aconteceram nos dias 13 e 14 de agosto, respectivamente, no Sindicato dos Municipários de Capão do Leão, localizado no Centro da Cidade.

A 1ª Conferência Municipal de Juventude teve por tema “as várias formas de mudar o Brasil e o Capão do Leão” e contou com a presença da presidente do Conselho Estadual de Juventude, Rossana Prux, do coordenador estadual de juventude, Ricardo Bassi, do vice-presidente do conselho estadual Daniel Kieling, e a conselheira do Conselho Nacional de Juventude, Isadora Bispo. Também estiveram presentes o vice-prefeito do Município, Edson Ramalho, os vereadores Emerson Britto, Chiquinho Silveira e Nazi Medeiros, o presidente da sede do evento, Marcos Rodrigues, e as secretárias municipais Suélen Cunha e Mariângela Sposito, entre outras lideranças locais.

Em sua fala, Rossana Prux explicou a importância da conferência e das PPJs (Políticas Públicas de Juventude) e salientou que são poucas as cidades com um conselho de juventude, porque seus representantes políticos não sabem quais seriam suas serventias, destacando o Capão como uma exceção, com um Conselho atuante. Falando sobre o estatuto da juventude, ressaltou que “nós não vamos poder reivindicar os nossos direitos se nós não soubermos quais eles são”.

A realização desta conferência foi um marco na história da juventude leonense, que participou de discussões por políticas públicas de juventude para os próximos 4 anos, através do Plano Municipal de Juventude. As equipes de debate foram dividas em grupos de trabalho: esporte, diversidade, educação, cultura, juventude rural e formação política.

O Plano Municipal de Juventude, aprovado por todos os presentes, virará lei, regulamentando as prioridades para os jovens leonenses.

A 1ª Conferência Regional de Juventude, realizada na última sexta-feira, contou com a presença de jovens do município de São Lourenço, Pelotas, Rio Grande e Capão do Leão. Foi debatido entre os participantes as necessidades da juventude da região sul e, divididos em grupos de trabalhos, os presentes elencaram ações que serão levadas para a Conferência Estadual de Juventude, a fim de incluí-las no Plano Estadual de Juventude.

Aconteceu também um momento de discussão sobre a situação dos municípios, com destaque para Capão do Leão como um dos mais atuantes com o conselho local. O evento finalizou-se com um almoço de confraternização entre os participantes.

11880399_383478368519823_7068424046297944849_n

Nova composição do Conselho Municipal da Juventude

Na última quinta-feira, 13, aconteceu o fórum de escolha da nova composição do Conselho Municipal da Juventude de Capão do Leão. Aumentando a formação de 9 para 12 cadeiras, sendo 8 da sociedade civil e 4 por indicação do executivo, o fórum apresentou indicações e elegeu os 8 representantes de entidades leonenses: João Victor Freitas (titular) e Emanuelle Macedo Vargas (suplente), representando as entidades estudantis, com indicação da escola Barão de Arroio Grande; Igor Porto Vianna (titular) e Crístoni Costa (suplente), representando as associações comunitárias, através da indicação da Associação Jardim América de Desenvolvimento e Assistência Comunitária – Ajadac; Joel Souza (titular) e Bruno da Silva Rodrigues (suplente), também representando as associações, através da indicação da Associação Família pela Vida – Afavi; Gustavo Domingues, também representando as associações, com indicação da Associação Assistencial Cultural Parque Fragata; Douglas Ferreira dos Santos (titular) e Shakira Salasar (suplente), representando os movimentos educacionais, com indicação do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS, programa gerador do Curso Pré-Universitário Popular Up; Paula Costa (titular) e Pablo Nolasco (suplente), representando as entidades cultuais, com indicação do CTG Herança Campeira; Ruan Isnardi (titular) e Luana Jacobsen (suplente), representando os partidos políticos, através de indicação do Partido dos Trabalhadores – PT, e Samanta Manke, também representando os partidos políticos, com indicação do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB.

A lista com os escolhidos pela sociedade civil será enviada para o Prefeito, que deverá indicar os 4 representantes do poder público e decretar a nova composição do Conselho.

Via Rádio Com. América FM

Deixe uma resposta