Educação Notícias

Pacto nacional pela alfabetização realiza 2º Seminário Municipal na sede do SMCL

Nesta quinta (4) e sábado (6), nas dependências do Sindicato dos Municipários de Capão do Leão, acontece 2º Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa do Governo Federal mobiliza professores dos três primeiros anos do ensino fundamental em torno de um objetivo: até 2016 toda criança deverá saber ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas até os 8 anos de idade. Para tanto, reuniões periódicas são realizadas entre os educadores e tratam de pautar novas formas de abordagem para o ensino em sala de aula.

Em Capão do Leão, o Pacto pela Alfabetização é coordenado pela professora Carla Maria Pertuzatti. A professora ressalta a importância da parceria com Sindicato, que emprestou, por três anos, suas dependências para a realização do projeto: “o Sindicato tem uma localização central e permite que a gente consiga reunir todas professoras em um só lugar”.

Ainda segundo a professora, o Pacto é importantíssimo para melhorar a aprendizagem do aluno. “Hoje existe muitas coisas fora da escola que são mais atrativas do que estar paradinho durante quatro horas em uma sala de aula. A sala de aula tem que se modificar muito para atender o que a criança de hoje espera encontrar”, refletiu.

A professora Carla Pertuzatti aproveitou ainda para lembrar que o Plano Municipal de Educação encontra-se em processo de elaboração e que momentos como esses são fundamentais para construção do programa, haja visto que é preciso ouvir quem está trabalhando diretamente com os alunos nas escolas para melhor atender a demanda do município. “Um coisa é as propostas partirem do MEC e outras é a realidade do município”, concluiu a professora.

O seminário municipal oportuniza que os professores relatem suas práticas com os alunos a partir do que é debatido nas reuniões regulares do projeto. Estes seminários são realizados ao final de cada ano. Em 2013 o tema foi língua portuguesa, ao passo que 2014 trata da matemática e 2015 finaliza com as demais áreas do conhecimento.

Os educadores de Capão do Leão foram divididos em dois grupos coordenados um pela professora Ana Lucia Baldassari Soares, professora da rede pública e secretária do SMCL, e outro pela professora Luzia Fernandes Muller. Nesta quinta é o grupo da professora Luzia quem organiza o seminário. Sábado, finalizando as atividades deste ano, é a vez do grupo da professora Lúcia realizar o evento.

O SMCL orgulha-se em ser parceiro desta iniciativa e ajudar a escrever a história da educação em nosso município. Seremos sempre parceiros dos projetos que educam nossas crianças e cuidam do futuro do município!

Sem título 1

GERAR PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *